Bruxelas calou fraude<br>das emissões

A Comissão Europeia foi informada há cerca de ano e meio dos resultados do estudo sobre emissões de automóveis, levado a cabo nos EUA pelo organismo International Council on Clean Transportation (ICCT).

A denúncia foi feita por Greg Archer, membro da organização ambientalista Transport & Environment, que trabalhou no estudo da ICCT. Segundo declarou à agência Euranet Plus, dia 30 de Setembro, tanto as autoridades dos EUA como a Comissão Europeia foram informadas das suspeitas de fraude. Mas enquanto os norte-americanos decidiram investigar e descobriram a fraude, na União Europeia nada foi feito.

Segundo a mesma fonte, a própria comissária europeia do Mercado Interno e Indústria reconheceu, a 23 de Setembro, no Parlamento Europeu, que estava ao corrente das discrepâncias das emissões de CO2 obtidas em laboratório e em situações reais.

A organização de Greg Archer considera que o escândalo que atingiu a Volkswagen é apenas «a ponta do iceberg». Os estudos realizados mostram que vários modelos de outras marcas, caso da Mercedes, BMW, Renault e Peugeot, apresentam diferenças na ordem dos 40 a 50 por cento entre as emissões declaradas e as medidas na circulação.



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